Corsan
Um problema mecânico atrasou a instalação do novo sistema de captação de água que foi planejado para amenizar o desabastecimento em Santa Maria. Nesta manhã, apenas 30% do município está com o abastecimento normal de água. Conforme a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), quando o problema for solucionado e o sistema iniciar a operação, a estimativa é que 80% da população seja abastecida.
AO VIVO: confira a situação da chuva e os estragos causados em Santa Maria e região
Em entrevista à Rádio CDN 93.5, o superintendente da Corsan Região Centro, João Corim, afirmou que as bombas foram posicionadas, e as tubulações já estão prontas.
- Precisamos fazer esses ajustes mecânicos para não apresentar vazamentos. A expectativa é que hoje, no fim da tarde, a gente consiga pôr esse sistema em operação - afirmou Corim.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Até a manhã deste sábado, apenas 30% de Santa Maria está com o abastecimento normal de água. Um dos motivos é o rompimento de uma tubulação e deslizamento de terra na Vila Micó. A captação de água acontece, neste momento, somente pela Barragem DNOS. João Corim afirmou à Rádio CDN 93.5 que equipes trabalham no local nesta manhã.
Segundo a companhia, pontos de ruptura foram localizados em outras três adutoras que captam água do Rio Ibicuí para a estação de tratamento, mas a área continua sem acesso. Uma alternativa é estudada com o Exército para a abertura do caminho e chegada dos técnicos no local.
Até a normalização do abastecimento, 11 caminhões-pipas permanecerão no atendimento a hospitais, clínicas e o Centro Desportivo Municipal (CDM), onde estão alojadas as pessoas afetadas pelas enchentes.
- Nós estamos fazendo uma espécie de rodízio, para levar água em bairros que não receberam água ainda via tubulação da Corsan. Até o momento, ninguém ficou sem receber água - disse João Corim.
Na manhã deste sábado, estão sendo abastecidas as regiões Centro Sul, parte do Centro-Leste e Oeste. Durante a tarde, outras regiões irão receber água, conforme a Corsan. A companhia orienta que as pessoas sigam fazendo o uso consciente da água, sem desperdício, pois ainda não há previsão de normalização do abastecimento em toda a cidade.
Como solicitar ajuda:
Pessoas que estão desabastecidas podem solicitar o caminhão-pipa por meio dos canais digitais da Corsan:
- App Corsan
- Site www.corsan.com.br
- Ligações gratuitas pelo 0800.646.6444
- WhatsApp (51) 99704-6644.
As condições do fornecimento de água em cada município pode ser acompanhada no site www.corsan.com.br, na aba situação do abastecimento.